Reabilitação Neurológica
A reabilitação é um processo complexo e individualizado e que requer paciência, motivação, trabalho constante e tempo, necessitando envolvimento total do paciente e de seus familiares.
A reabilitação possui resultados mais efetivos quando realizada por equipe multiprofissional. Fazem parte dessa equipe, além do neurologista em casos de reabilitação neurológica: médico fisiatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, enfermeiro de reabilitação e nutricionista de reabilitação. O trabalho em equipe é fundamental para que os objetivos do plano de reabilitação sejam alcançados.
O Programa de Reabilitação tem por finalidade reduzir os efeitos das incapacidades físicas, psicológicas e intelectuais, por meio de terapias que visam buscar a restauração das habilidades comprometidas. Também faz parte do processo a indicação de adaptações ambientais e instrumentais.
Em um primeiro momento, faz-se a estimulação para a melhora do movimento e da sensibilidade, para que o indivíduo possa voltar a executar funções básicas.
Ao mesmo tempo, as terapias são direcionadas para aproveitar aquilo que o paciente consegue executar para que readquira, mesmo que parcialmente, a capacidade de realizar algumas funções.
O principal objetivo ao longo do tratamento é tornar o indivíduo o mais independente possível em casa, na comunidade e no trabalho. O paciente e sua família devem estar envolvidos no plano de cuidados e no plano de reabilitação com seus objetivos adaptados às suas necessidades e possibilidades.